Educação

Quais as diferenças entre Escola, Educação e Ensino?

Os termos acima as vezes são usados como sinônimos por estarem muito próximos, mas é importante lembrar que escola, educação e ensino são diferentes quando observados os conceitos que os definem. Tanto a educação quanto o ensino é muito importante para a formação do caráter e a formação intelectual de uma pessoa, principalmente durante a educação inicial, fundamental e media. Ambos estão ligados á imagem da escola. É normal dizer que educação e ensino se encontram na escola. Veja abaixo a diferença entre essas três palavras e seus significados:

Escola

É um local ou instituição concebida e direcionada para o aprendizado intelectual dos alunos, sejam eles crianças, adolescentes, jovens e adultos. A escola é um local físico onde se aprende e onde se ensina, fazendo trocas de conhecimento, experiências e promovendo o desenvolvimento do educando. No Brasil, o termo “escola” é usado para identificar as instituições educacionais direcionadas para crianças e adolescentes, mas na verdade são todas as instituições, podendo ser publicas ou privadas. O conceito de escola está totalmente ligado ao de educação e ensino, porquanto não poderia existir uma escola sem educadores encarregados do ensino dos alunos.

Educação

Educação é um termo muito amplo e é a palavra usada para definir o comportamento e o conhecimento de um indivíduo. A educação é algo que o ser humano pode adquirir ao longo dos anos, estudando, conhecendo e se aprimorando. Ela também pode ser diferente de acordo com a região, pais, cultura, sociedade e meio ambiente no qual o individuo esta inserto.  Existe um tipo de educação que é universal, onde ela pode ser considerada padrão. Um exemplo: quando falamos, por favor, obrigado, desculpa e etc. Esses são alguns termos usados na educação padrão de comportamento e tratamento para com outras pessoas. É também a adequação do ser humano na sociedade em que vivi, integrando fatores como as costumes, cultura, tradições, etc. A educação dada na escola usa conhecimento e outras técnicas, e é chamada como “educação escolar”.

Ensino

É uma forma de transmissão de conhecimento, onde a pessoa chega a adquirir conhecimentos sobre determinadas matérias. O ensino é encontrado em escolas, faculdades e instituições que promovem o ensino. Não existe uma formula padrão sobre o ensino, ele poderá ser de qualquer finalidade ou assunto. As escolas são popularmente os centros de ensino designados. Dentro deste parâmetro podemos encontrar três tipos de ensino: ensino-formal, ensino-informal e ensino não-formal. O ensino formal é aquele que é trabalhado nas escolas e instituições de ensino. Já o ensino informal é aquele que faz parte da sociedade e da formação do ser humano. O ensino não formal é aquele intencional, que faz parte do dia-a-dia do ser humano, um exemplo: questões políticas e sociais.

Back to Top